Roteiro Internacional

Patagônia

Patagónia ou Patagônia é uma região natural no extremo sul do continente americano que abarca a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagônicos. A região é assim chamada pelo fato de que os nativos possuíam pés grandes (patagão significa pé grande).

A região do extremo sul do continente americano, conhecida pelo locais como Região de Magalhães, compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo (Tierra del Fuego). Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia.

A Patagônia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica (ou Antártida - no Brasil, as duas formas são aceitas). Além de leões-marinhos, nessa região existe uma grande concentração de pingüins.

Vistas de baixo, as geleiras parecem catedrais de gelo, com picos de um azul profundo. De cima, um deserto branco. As geleiras são as grandes atrações da Patagônia. Em nenhum lugar da Terra elas são tão acessíveis. E nenhuma delas é tão acessível como o Glacial Perito Moreno, na Argentina. Da altura de um prédio de 20 andares, os imensos paredões podem ser avistados de barco, que chega razoavelmente perto, ou das passarelas construídas no Parque Nacional Los Glaciares. Ou ainda percorridas em um trekking sobre o gelo. Ao fim, os aventureiros têm direito a uma dose de uísque para esquentar o corpo. Agora, se você quiser gelo no seu uísque, é só abaixar e pegar. Perito Moreno tem cerca de 250 km2 e está em constante mutação. É uma das poucas geleiras no mundo que continuam crescendo. Dá para ouvir os estrondos das acomodações que ocorrem em seu interior - sim, o espetáculo também é sonoro. E observar os blocos, às vezes do tamanho de um carro, que se desprendem e caem, levantando água ao seu redor.

Passeios possíveis:

El Calafate - É uma cidade pitoresca localizada aos pés da montanha de mesmo nome, às margens do Lago Argentino. É a porta de entrada para o majestoso mundo das geleiras, a cabeceira urbana do Parque Nacional Los Glaciares.

Parque Nacional de Los Glaciares - Quase metade de seu território é coberto pelo conjunto conhecido como Campo de Gelo da Patagônia. O parque abriga diversos glaciares, 14 sítios arqueológicos, florestas pouco densas, campos de estepes e espécies animais características da região.

 


Glacial Perito Moreno - o maior dos glaciais da Patagônia, é conhecido com o "Rei dos Glaciares".

 

 


Parque Nacional de Torres del Paine - Um dos principais Parques da Patagônia, impressiona pela imponência de suas montanhas e a abundância de natureza e de paisagens belíssimas. No parque existem diversas opções de passeios ecológicos, com trilhas, passeios de cavalo e bicicleta.

Parque Nacional de Queulat - a principal atração do parque é o Ventisquero Colgante, uma geleira que fica entre duas montanhas, cujo desgelo forma uma das maiores cachoeiras da Patagônia.



Parque Nacional Laguna de San Rafael - visita ao parque onde podem ser vistos icebergs de diversas formas e cores. No local existem blocos de gelos de mais de 30 mil anos.

Termas de Puyuhuapi - Localizada na charmosa Baía Dorita, no Seno Ventisquero, e rodeada por uma natureza em seu estado original, a região abriga as florestas frias e águas termais.

 

Você quer mais informações ou até mesmo verificar a possibilidade de um pacote para este roteiro? Entre em contato!

Voltar