Roteiro Nacional

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho submarino. As águas são límpidas, com visibilidade de até 50 metros e mornas, com temperatura média de 26°C.

Noronha possui uma rica fauna marinha, com uma grande variedade de peixes e corais. Os golfinhos, as tartarugas e, é claro, os tubarões, completam o cenário deslumbrante.

Há muitas controvérsias a respeito da descoberta do arquipélago, mas os modernos historiadores atribuem a descoberta a Fernando de Noronha (Fernão de Noronha), que liderava uma expedição entre 1501-1502.

Programar uma viagem a Fernando de Noronha, pode significar a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. No Arquipélago, se tem a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo, são 17 quilômetros quadrados à 545 km da costa, onde vive uma população de apenas 2.100 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.

A viagem a Fernando de Noronha requer no mínimo 5 dias (ou mais) para poder ver tudo que este maravilhoso lugar tem a mostrar.

A ilha principal, possui 17 km², com cerca de 10 km de comprimento e 3,5 km de largura máxima. Seu perímetro é de, aproximadamente, 60 km. É acidentada, com diversas elevações, destacando-se o Morro do Pico, com 323 m de altura; o Morro do Espinhaço, com 223 m; o Morro do Francês, com 195 m; o Alto da Bandeira, com 160 m; o Morro do Curral, com 126 m; e o Morro de Sto. Antônio, com 105 m.

Nesta ilha estão os sítios históricos (Vila dos Remédios, Vila da Quixaba, ruínas dos Fortes de São Pedro do Boldró, de Sto. Antonio, de N.Sª da Conceição e Parque de Sant'Ana), as vilas residenciais de civis, a vila do Departamento de Proteção ao Vôo da Aeronáutica, o Aeroporto, a Creche, a Escola, o Hospital, a Usina Elétrica Tubarão, a Usina de Tratamento d'água Piraúna, a Usina de Dessalinização, a Usina de Tratamento de Lixo e os serviços de Telefonia.

Parte dessa ilha é Parque Nacional Marinho desde 1988, havendo uma divisão espacial.

Como chegar:
De avião, você tem duas opções. São dois vôos diários do Recife e dois de Natal. Para chegar pelo mar, você pode fazer um cruzeiro inesquecível à bordo de navios que visitam Noronha de outubro a fevereiro.

O que levar:
Um par de tênis adequado, protetor solar, roupas leves e por precaução um agasalho, chapéu, trajes de banho, chinelo...
 

Você quer mais informações ou até mesmo verificar a possibilidade de um pacote para este roteiro? Entre em contato!

Voltar