Roteiro Nacional

Foz do Iguaçu/PR

Cidade localizada no extremo oeste do Paraná, na divisa do Brasil com Paraguai (a oeste) e Argentina (ao sul), na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, é um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.

Possui uma das estruturas mais completas do país, contando com um aeroporto internacional, centro de convenções, e um dos maiores parques hoteleiros do país.

A cidade foi fundada com o nome de Colônia Militar, em 1889, e começou a crescer com a chegada de colonos europeus à região. Passou a município em 1914, quando recebeu o nome de Vila do Iguaçu, e posteriormente, em 1918, Foz do Iguaçu.

Os pontos mais marcantes na cidade, para o turismo são:

Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, foi tombado em 1986, pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade, abrange uma área de 185.000ha de mata atlântica de interior, e é um local ótimo para se contemplar a bela fauna e flora da região. A floresta do Parque rodeia as Cataratas do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu, é uma das mais belas esculturas da natureza. O Rio Iguaçu nasce na Serra do Mar, e percorre 1320km. O conjunto de quedas d'água, pouco antes do seu encontro com o Rio Paraná, formam 275 saltos com altura média de 60m, que produzem uma névoa que colorada por lindos e imensos arco-íris, proporcionam ao visitante um verdadeiro espetáculo de som e cores. Os grandes saltos são 19, mas apenas 3 do lado brasileiro. A maior parte deles está no lado argentino, mas voltados para o Brasil, o que proporciona uma melhor visão das quedas no lado brasileiro.

Mirante do Marco das Três Fronteiras, de onde se avistam terras brasileiras, paraguais e argentinas. O Marco brasileiro, marcado por um belisco construído em pedra e cimento, pintado com as cores nacionais, foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o marco argentino. Do lado brasileiro pode-se avistar marcos semelhantes do lado paraguaio e argentino.

Há também a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior usina hidrelétrica em operação no mundo. Ela é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná. A potência instalada da Usina é de 12.600 MW (megawatts), com 18 unidades geradoras de 700 MW cada. A produção recorde de 2000 - 93,4 bilhões de quilowatts-hora (KWh) - foi responsável pelo suprimento de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e 24% de toda a demanda do mercado brasileiro.

Há muitos outros passeios e possibilidades turísticas em Foz do Iguaçu, incluindo visitas aos países vizinhos pela Ponte da Amizade (Paraguai) ou a Ponte Tancredo Neves (Argentina).

É, sem dúvida, um destino maravilhoso a se conhecer em nosso país.

Você quer mais informações ou até mesmo verificar a possibilidade de um pacote para este roteiro? Entre em contato!

Voltar